Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

MAIS DO MESMO – Barragem do Condeúba


MAIS DO MESMO – Barragem do Condeúba

Ano passado fizemos uma reportagem sobre as condições degradantes e preocupantes em que se encontrava nossa barragem, que nos últimos anos se tornou terra de ninguém.
Degradantes por conta do desleixo do governo federal com nossas barragens, quando FHC resolveu acabar com o antigo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), com a chegada de Lula ao governo, ele reativou o departamento, mas com restrições, nossa barragem por exemplo é administrada por um braço do DNCOS que fica pros lados de Livramento do Brumado-BA.
Os mais antigos se lembram de quando tínhamos famílias residentes naquelas casas perto da banca, famílias de empregados do DNCOS em nossa cidade, eram famílias que cuidavam da nossa barragem.
Com o descaso e a falta de fiscalização, os donos dos lotes que ficam às margens da barragem, acabam por ter um comportamento destrutivo, criando gado, dando água aos animais sem nenhuma higiene, o que suja nossas águas ainda mais e usando a água sem nenhum controle.
Preocupantes porque o nível da água nunca esteve tão baixo, a falta de chuvas nos últimos dias tem feito os pescadores coçarem a cabeça e dizerem: “Se Deus não mandar água em março ou abril, teremos vida difícil este ano.
Nas fotos tiradas por nosso amigo João Gulberto(Glamur),   mostram detalhes do açude que nunca foram vistos, porque viviam submersos pelas águas, agora já aparecem  claramente.
Dois são os motivos cruciais para as preocupações: o assoreamento e a retirada de água para cidades vizinhas. Hoje além de Condeúba e Cordeiros, que possuem água encanada da barragem, fornecemos água para: Piripá, Jânio Quadros, Guajeru e toda a zona rural do nosso município.
Em conversa com o nosso Prefeito Guto, ele nos passou que apesar do pouco tempo em que se encontra à frente do município e mesmo sendo o açude de inteira responsabilidade de um órgão federal (DNCOS), ele não vai esperar o açude secar para reclamar. Percebeu a gravidade do assunto e já está cuidando do caso com a atenção que ele merece. Em reunião com Dr. Josafá Marinho de Aguiar, Coordenador Estadual do DNOCS, jurista do Município de Presidente Jânio Quadros (BA), foram acertadas medidas para regulamentação e ordenação do açude, onde a Prefeitura fará parceria com o DNOCS, administrando juntos aquele espaço.
O caso é urgente e se não juntarmos governos municipal, estadual e federal, com os moradores da cidade e comunidades circunvizinhas, poderemos em breve ter problemas no abastecimento d’água. Temos conhecimento de que carros pipas são vendidos por até R$ 100,00 na zona rural, essa água é retirada da barragem sem nenhum controle.
É necessário que todos continuem tendo acesso á água, mas é urgente a organização e o controle, para que nosso bem maior não seja banalizado.
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…

Nenhum comentário:

Postar um comentário